quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Silêncio


Silêncio é algo que muitas vezes perturba pelo simples fato de não se manifestar. Ele apenas se encontra ali, estático, imbuído pelo meio ao qual pertence. Pensando melhor, ele se manifesta sim, só que com muita cautela, muita delicadeza, sendo necessário respeitá-lo para assim poder ouvi-lo.

Num esforço de memória, recordo-me de algumas frases marcantes envolvendo tal palavra. Dentre elas, a de Martin Luther King: “No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos”. Ou ainda, “escuta e serás sábio. O começo da sabedoria é o silêncio”, de Pitágoras. E que tal o romantismo eloquente de Da Vinci: “As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar”.

Independente do silêncio que estejamos tratando, todos têm em comum o fato de serem simples, diretos, inconfundíveis no propósito final. Sim, pois silêncio que se preze busca sempre evidenciar algo. Talvez a má notícia a ser dada; a dor que se cala; a tristeza retraída; a mentira não contada.

É, na verdade, não consigo ver o silêncio num contexto mais alegre. Afinal, na alegria, na felicidade, somos eufóricos, falantes, gritantes. Se pudermos, espalhamos em alto e bom som o que sentimos.

Mas não vejo o silêncio como vilão. O vejo mais como um coringa para momentos mais delicados. Calar-me não significa, obrigatoriamente, que não quero falar. Simplesmente pode representar uma escolha que optei em fazer por um bem maior. Seja este, ligado aos meus interesses ou aos daqueles que mais amo.

Tenho de confessar que ultimamente venho recorrendo bastante ao silêncio. Apesar de sempre buscar nas palavras o melhor caminho, acredito que evidenciar aquilo que sentimos com o silêncio é também uma boa escolha.

Só que tem um grande porém! É fundamental que deixemos o silêncio só para aqueles momentos de real necessidade, ou seja, quando for o melhor a se fazer. Entretanto, ainda assim, façamos com determinado intuito, propósito. Pois mesmo o silêncio pode ser escutado, interpretado e entendido.

(Djavan Antério)