quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Grease, Nos Tempos da Brilhantina


Depois do post "Curtindo a Vida Adoidado, o Retorno de Ferris", não resisti e cá estou novamente falando de outro clássico que me marcou muito: Grease, Nos Tempos da Brilhantina. Taí um filme que atravessa gerações...


Grease é um musical criado por Jim Jacobs e Warren Casey em 1971. Explora os anos 50, quando jovens trabalhadores norte-americanos, conhecidos como "greasers", tinha o estilo de vida bastante popular, devido principalmente aos seus modos e costumes bem peculiares.

O enredo aborda questões sociais como gravidez adolescente e violência entre gangues, amor, amizade, rebelião, descobertas sexuais e conflito de classes. Quando adaptado para o cinema, Grease perdeu muito das suas características iniciais, principalmente no que se refere aos personagens juvenis, que se tornaram menos característicos da cidade e mais genéricos

Apresentação a parte, responda rápido: Já se pegou ou não dançando a baladinha "Summer Nights"?!


Puxa, esta produção marcou mesmo minha juventude, sobretudo por eu ter apresentado duas de suas músicas na escola. Pois é, tive meu "momento John Travolta".
 
Grease tornou-se um sucesso mundial, com uma longa temporada no West End de Londres e versões ao redor do mundo.

 
Filme campeão de bilheteria, com duas remontagens bem sucedidas em 1994 e 2007 na Broadway, Grease virou tema de centenas de representações em grupos de teatro amador, escolas secundárias e estudantes de arte dramática. (Contribui para esta estatística, hein?!)

Não é novidade que Grease é composto de muitas performances musicais de tirar o fôlego. Greased Lightning, Hopelessly Devoted to You, We Go Together, são bons exemplos disso. Todavia, indubitavelmente, "You're the one that I want" é o que melhor representa esta memorável produção:


Por fim, deixo aqui um registro mais recente de um encontro icônico dos principais atores da adaptação cinematográfica, John Travolta (o descolado Danny Zuko) e Olivia Newton John (a bela Sandy Olsen).


E assim... novamente pergunto, vai dizer que não deu vontade de correr no “João dos DVD´s" e comprar o filme ou simplesmente baixá-lo para ver ainda esta noite?! 

(Djavan Antério)