sexta-feira, 25 de outubro de 2013

2013, gratidão


Sei que ainda está cedo, mas acredito que já posso dizer: 2013, gratidão!

Lembro que em 2011 eu tinha a plena convicção que aquele seria “o ano pra mim”. Pois é, errei em 730 dias. E posso falar? Que bom que foi assim! Digo isso por uma única e específica razão: “sou outro, sou melhor”.

Nesses dois anos aprendi muita coisa. Aprendi a ser mais responsável com meus afazeres; aprendi a organizar mais meu tempo, otimizando minhas ações; aprendi que os frutos só vêm após uma plantação bem feita, bem cuidada; aprendi que o amor se revela de diversas formas.

2013 não acabou, mas posso dizer que ele foi (e está sendo) muito generoso comigo. Meu crescimento – intelectual, sentimental, espiritual – é evidente. E isso se deve principalmente pelas relações sociais estabelecidas com aqueles que me entornam. Falo da família, amigos, colegas, alunos. Todos, de forma peculiar, colaboraram para modificações e transformações em meu ser. E sou extremamente grato por isso.

Fazendo uma sucinta análise reflexiva do “eu de hoje” com o “eu de ontem”, ao afirmar que sou outro, quero dizer que sou diferente, no sentido de que “a cada minuto que passa, somos seres modificados”, assim como a natureza que nos acolhe. E, ao dizer que sou melhor, é exatamente isso! Melhor em acreditar nas pessoas; melhor em tentar fazer sempre o bem, sem ferir/agredir quem quer que seja; melhor em compreender a linguagem silenciosa do universo; mas, principalmente, melhor em vivenciar a vida com amor e gratidão.

Hoje meus interesses são outros, desprendidos de minha realização pessoal. Ela vai mais além, transcende o egocentrismo tão fomentado pelo mundo competitivo que nos engole e nos corrompe. Na realidade, a convicção agora se refere à certeza de que só estarei bem se os próximos a mim estiverem também. Nessa lógica, os próximos dos próximos da mesma forma. E assim temos uma corrente sem fim...

É, 2013 me trouxe só coisas boas, em todos os sentidos (Até as ruins foram boas!). Os ventos sopraram forte, porém preservando a navegação. Só espero corresponder a toda essa generosidade, buscando ser sempre alguém melhor, alguém sensível ao mundo. E mais, como disse em outra oportunidade, espero sempre que minha felicidade possa contagiar todos à minha volta.

2013, gratidão!

(Djavan Antério)