terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O Mágico do Caixa Eletrônico


Acabo de chegar da rua. Dentre outras coisas, dei uma rápida passada no banco e, por ser mágica a vida, olha só o que me sucedeu...

Sendo que quase tudo, em relação às transações bancárias, pode ser resolvido no caixa eletrônico, lá estava eu esperando numa pequena fila para efetuar um depósito. Enquanto esperava, notei uma pequenina menina, lá pelos seus 6, 7 anos de idade, que, grudada na barra da saia da mãe, observava com atenção todo o procedimento adotado para a transação. Pelo que vi, ela esperava principalmente os momentos em que a máquina “engolia” o envelope e depois “cuspia” o comprovante. Engraçado como criança é curiosa, né?! (Quem dera se sustentássemos essa curiosidade natural durante toda a vida).

Bom, nos demais caixas, pessoas acessavam e saiam. Só que a mãe da menininha estava demorando mais do que de costume. Acho que tinha deixado acumular algo...

Chegou minha vez e lá estava ela bem ao meu lado, atenta a “boca gulosa” do caixa. Eu então me aproveito e faço toda uma performance. Movimentos amplos, caras e bocas e um trejeito digno de mágico. Isso já foi suficiente para reter ainda mais a atenção daquela miudeza de pessoa. Só que não parei por aí!

Antes que saísse o comprovante, me vou, fingindo que o esqueço. A intenção era fazer com que a pequenina me avisasse. Bem, ela não chegou a me chamar (Se por um lado criança é curiosa, do mesmo jeito ela é tímida, ainda mais com estranhos, certo?!) Daí, enquanto caminhava dei uma rápida olhadinha para trás. Lá estava ela, olhando para mim com um lindo franzido na testa. Esperei, esperei... Ela então, timidamente, apontou para o local onde sai o tal papel. Voltei, no melhor estilo “minha nossa, como é que eu pude esquecer?” e retirei o comprovante. Só que o fiz num movimento rápido aos olhos dela, dando impressão que ele havia “desaparecido”. Ela então se espantou. Coloquei lentamente a minha mão no bolso e... tchan tchan tchan tchannnn... lá estava ele. Ela então sorriu, a mãe sorriu e eu sorri.

A vida é composta de diferentes momentos. Não podemos esquecer os momentos mágicos em que somos e/ou voltamos a ser criança. Hoje, durante alguns poucos minutos, fui o “Mágico do Caixa Eletrônico”.

(Djavan Antério)