quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Playing for Change (1)

Que a música conecta pessoas, isso não é novidade. Porém, existem alguns movimentos, projetos, iniciativas em geral, que conseguem potencializar ainda mais a força dessa arte. Um deles – e que por sinal sou extremamente fã – é o Playing for Change. Tenho certeza que você já deve ter ouvido falar. Se não, ao menos já se deparou com algum vídeo aqui pela internet.


Playing for Change é um multimídia projeto musical criado pelo produtor americano e engenheiro de som Mark Johnson, que visa reunir músicos de todo o mundo “em uma só voz”. A ideia surgiu da crença de que a música tem o poder de atravessar fronteiras e superar a distância entre as pessoas, independente de suas diferenças geográficas, políticas, econômicas, espirituais ou ideológicas.

Iniciado em 2004, o projeto começou com a auto-organização e, por meio de um estúdio de gravação móvel, desbravou pelo mundo em busca de talentosos “músicos de rua”. Países como Espanha, Índia, Estados Unidos, Inglaterra, França e Brasil, são alguns exemplos de por onde Mark e sua equipe passaram.


Como se pode constatar, a produção dos clipes é composta por uma compilação de gravações dos músicos locais executando a mesma canção, cada qual interpretando em seu próprio estilo. Entre os artistas participantes, ou abertamente envolvidos no projeto, incluem Vusi Mahlasela, Louis Mhlanga, Clarence Bekker, Tal Ben Ari (Tula), Grandpa Elliott, e até os já consagrados Manu Chao e Bono (U2).

Para encerrar, deixo aqui o primeiro single do projeto, Stand By Me, que começou na cidade de Santa Monica, California, com um conhecido, porém já falecido artista de rua chamado Roger Ridley. Só para ter uma ideia, este vídeo já foi visto por mais de 35 milhões internautas.


Em 2007 foi criada a fundação Playing for Change, uma empresa sem fins lucrativos cuja proposta principal é propagar a música para o mundo. Clique aqui e acesse o site oficial.

Pesquisando um pouco mais você encontrará outros vídeos do projeto, além de trabalhos solos dos principais músicos participantes.

Forte abraço e... Viva a integração global!

(Djavan Antério)

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Um Passo de Cada Vez



Algumas vezes me pergunto se há alguma receita para esquecermos um pouco dos problemas que por ora não podemos resolver. Sabe quando a solução simplesmente parece não existir? Pois é!

O fato é que, para algumas pessoas, relaxar, deixar um pouco de lado, esquecer por alguns instantes, é algo impossível. Apesar de nada poder ser feito, ficam ali, remoendo, angustiados com a situação.

Tenho de confessar que, apesar de todo o meu esforço mental, sou um pouco assim. Dificilmente consigo deixar de lado algo que me incomoda, algum problema que comprometa meu sono. Porém, de uns tempos para cá, venho me policiando no sentido de não achar que qualquer coisa é suficiente para me perturbar. Acredito que a receita para isso é muito simples e até bastante difundida: Haverá sempre alguém com um problema maior que o seu!

Tudo bem, “cada um com seus problemas”, você pode pensar. Mas se seguir tal pensamento, talvez caia em desespero sem se dar conta. Não pelo fato da existência do problema em si, mas por não perceber que as coisas podem se resolver. Afinal, para quase tudo na vida há uma solução, é ou não é?!

O importante é que o primeiro passo seja dado. E para mim, o primeiro passo é manter-se lúcido e calmo, acreditando que nem de longe o que se passa é o fim do mundo. O passo seguinte é acreditar que o problema pode ser resolvido. Não naquela ora, naquele exato momento, do jeito que queira, mas pode ser resolvido! Se porventura este passo estiver sendo difícil, pense que problemas maiores existem. E mais, não tenha dúvida que igual ou parecido com o seu, existem muitos outros por aí afora. Pronto, isso já será um bom começo.

Feito tudo isso, com muita serenidade, comece a vislumbrar possíveis soluções. Mas não aquelas mirabolantes, intocáveis. Trace planos, claros, palpáveis, possíveis de serem realizados. (Uma dica: Às vezes o simples é o melhor caminho)

É um erro pensar que será tudo muito fácil. Pelo contrário, por muitas vezes as soluções exigem sacrifícios, entrega, exaustão física e mental. Entretanto, colocando cada eixo em seu devido lugar, o problema pode até permanecer ali, intacto, mas você se sentirá bem melhor e talvez possa enxergar um pequeno feixe de luz no finalzinho do túnel.

Por isso...

Mantenha-se lúcido!
Mantenha-se calmo!
Mantenha-se crente! 

Caminhe dando um passo de cada vez, pois, como sempre digo, melhores ventos hão de surgir... 

(Djavan Antério)