segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Um Passo de Cada Vez



Algumas vezes me pergunto se há alguma receita para esquecermos um pouco dos problemas que por ora não podemos resolver. Sabe quando a solução simplesmente parece não existir? Pois é!

O fato é que, para algumas pessoas, relaxar, deixar um pouco de lado, esquecer por alguns instantes, é algo impossível. Apesar de nada poder ser feito, ficam ali, remoendo, angustiados com a situação.

Tenho de confessar que, apesar de todo o meu esforço mental, sou um pouco assim. Dificilmente consigo deixar de lado algo que me incomoda, algum problema que comprometa meu sono. Porém, de uns tempos para cá, venho me policiando no sentido de não achar que qualquer coisa é suficiente para me perturbar. Acredito que a receita para isso é muito simples e até bastante difundida: Haverá sempre alguém com um problema maior que o seu!

Tudo bem, “cada um com seus problemas”, você pode pensar. Mas se seguir tal pensamento, talvez caia em desespero sem se dar conta. Não pelo fato da existência do problema em si, mas por não perceber que as coisas podem se resolver. Afinal, para quase tudo na vida há uma solução, é ou não é?!

O importante é que o primeiro passo seja dado. E para mim, o primeiro passo é manter-se lúcido e calmo, acreditando que nem de longe o que se passa é o fim do mundo. O passo seguinte é acreditar que o problema pode ser resolvido. Não naquela ora, naquele exato momento, do jeito que queira, mas pode ser resolvido! Se porventura este passo estiver sendo difícil, pense que problemas maiores existem. E mais, não tenha dúvida que igual ou parecido com o seu, existem muitos outros por aí afora. Pronto, isso já será um bom começo.

Feito tudo isso, com muita serenidade, comece a vislumbrar possíveis soluções. Mas não aquelas mirabolantes, intocáveis. Trace planos, claros, palpáveis, possíveis de serem realizados. (Uma dica: Às vezes o simples é o melhor caminho)

É um erro pensar que será tudo muito fácil. Pelo contrário, por muitas vezes as soluções exigem sacrifícios, entrega, exaustão física e mental. Entretanto, colocando cada eixo em seu devido lugar, o problema pode até permanecer ali, intacto, mas você se sentirá bem melhor e talvez possa enxergar um pequeno feixe de luz no finalzinho do túnel.

Por isso...

Mantenha-se lúcido!
Mantenha-se calmo!
Mantenha-se crente! 

Caminhe dando um passo de cada vez, pois, como sempre digo, melhores ventos hão de surgir... 

(Djavan Antério)

2 comentários:

  1. Muito legal, DJ! Há um ditado que diz "tempo ruim, também tem seu fim"... O melhor é tentar lembrar (porque fazer igual a ela é difícil) de Scarlet O'hara em "E o vento levou". Ao ver a casa pegando fogo, sem ter mais o que fazer, disse "amanhã eu penso nisso".
    Tenho dias complicados e estressantes na minha profissão corrida, concorrida e competitiva. Mas, consigo, a partir das noites das sextas-feiras, fazer como Scarlet... "segunda-feira eu penso nisso!" Abraços. Germano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aê, meu caro!
      Caminhando devagar, dando um passo de cada vez...
      Abração.

      Excluir