sábado, 7 de janeiro de 2012

Sonhando Acordado

Às vezes me pego pensando nas coisas que podem acontecer.
Sei que não é algo que se possa controlar,
Mas tento priorizar àquelas que são boas.
E para isso acredito, sobretudo, na possibilidade da mudança.

Mudar não é nada fácil!
Por isso, antes de qualquer coisa,
É preciso mudar a nós mesmos
Lembrando de que todo minuto é uma oportunidade.

Comecemos então com bons pensamentos, bons sonhos...
Isto já desencadeia um conforto muito agradável
Que só mesmo um bom pensamento pode trazer.

Sabe quando você pára e sonha acordado?
Então, é exatamente do que estou falando.

Não precisa, obrigatoriamente, ver.
Não precisa, obrigatoriamente, tocar.
Basta sentir e começar a sonhar.

(Djavan Antério)

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Escolhas


Passa ano, chega ano e cada vez mais me convenço de que a vida é composta, dentre outras coisas, por escolhas. E isso vai desde um simples sabonete até ao investimento de viver para sempre ao lado de quem ama.

Um novo ano começa e percebo que com ele uma avalanche de perspectivas, objetivos, sonhos, se manifesta em meu íntimo. 

Num esforço muitas vezes imensurável, dedicamo-nos, dia após dia, a atingir horizontes anteriormente traçados. Porém, apesar de todo o esforço, nem sempre conseguimos alcançá-los. Algumas vezes chegamos a visualizá-los bem de perto, outras quase os tocamos. E aí o que nos resta é ficarmos por ali, contemplando-os de longe.

No entanto, somos o que somos. E somos bem mais que perdas! Até porque perder não significa necessariamente fracassar. (“Li isso uma vez em algum lugar”)

Pergunte-se agora – e seja bastante franco – quantas vezes já abriu mão de algo por conta de um bem maior. Ou simplesmente deixou de lutar por algo que já não mais via sentindo para continuar.

Obviamente a recíproca neste caso é bastante sólida. Existem momentos que escolhemos continuar, insistir, lutar... Contudo, isso só ocorre se, de fato, acreditarmos que podemos chegar lá, que aquilo que queremos vale muito à pena.

Nossas escolhas estão diretamente ligadas aos nossos interesses. Mas não confunda isso com algum tipo de egocentrismo perverso ou algo do gênero. Na verdade o que nos move são nossos desejos, nossas vontades. E isso é normal!

O grande diferencial pode ser quando colocamos algo ou alguém acima do que queremos para nós mesmos. Aí sim é outra história! Se isso acontecer, não tenha dúvida que você chegou num estágio aonde tudo parece fazer sentido. É o que chamo de nível de paz extrema, aonde tudo parece ser mais claro, mais simples. E é exatamente neste degrau aonde quero chegar!

Sou consciente de que nem tudo o que escrevo aqui, pratico de forma linear, condizente. Mas para isso me apego nas sábias palavras de Ernest Hemingway: “O homem tem coração, ainda que não siga seus ditados.”

Feliz ano e boas escolhas a todos.

(Djavan Antério)