quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Cotidiano


Você acaba de entrar em casa depois de um cansativo dia. Fatores agravantes como trânsito e clima – que já se mostra verão –, ajudaram para este estado.

Antes de qualquer coisa, você liga o som/tv/pc para deixar o ambiente menos solitário e mais dinâmico. Em seguida, guarda suas coisas e vai tirando a roupa lentamente enquanto caminha até o box para aquela boa e velha ducha fria.

Enquanto a água bate massageando a pele, você faz uma ligeira retrospectiva do dia, aproveitando também para registrar alguns importantes afazeres para o dia seguinte. Estes, por sua vez, serão devidamente memorizados junto ao travesseiro na hora do pré-sono.

Após o banho, depois de enxugar-se, ainda de toalha enrolada, vai até a geladeira (de cara constata que precisa fazer uma feirinha básica), pega uma fruta qualquer para ir enganando a fome e segue até a varanda. Lá, faz uma leve panorâmica do ambiente, termina o que comia e parte para vestir-se.

Conectando-se a internet, atualiza-se com algumas notícias que lhe escaparam durante o dia, responde aos e-mails mais importantes e/ou urgentes, vê alguns besteiróis nas redes sociais e dedica alguns minutos à leitura de assuntos de maior interesse para você, como este, que faz neste exato momento. (Há!)

Posteriormente, volta à cozinha, agora para efetivamente jantar. Satisfazendo-se com “a boquinha”, retorna ao computador (de colo) e, em concomitância com a tv, mata o tempo enquanto o sono não chega. Só que ele parece não chegar nunca...

Começa então, num desses canais de filmes, aquele velho clássico dos anos 80 que, por acaso, além de fã, fazia anos que você não via (Ex: Ela Vai Ter um Bebê; Quero Ser Grande; Te Pego Lá Fora, Um Príncipe em Nova York, Top Gun, De Volta Para o Futuro, ou qualquer outro lá que seja). Como o sono não deu as caras até o presente momento, você fecha o pc, se acomoda mais confortavelmente e começa a assistir.

O filme continua e você se diverte relembrando aos poucos da época em que o assistiu pela primeira vez. Após este volátil momento nostálgico, corre até a cozinha, pega um copo de leite gelado e alguns biscoitos e regressa para o desfecho.

Aos poucos o sono vai se manifestando. Tentando não fazer com que ele se vá, escova os dentes, pega um copo d´gua e vai para a cama rapidamente. Antes de entregar-se por inteiro, faz um pequeno checklist das prioridades do dia seguinte.

Enfim, os olhos já não mais conseguem ficar abertos. Você então agradece por mais um dia e rende-se de forma tranquila e amena.

(Djavan Antério)

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Cenário Musical Independente


No embalo do último post, resolvi fazer uma pequena seleção musical só com o segmento de artistas do cenário independente nacional. Isto é, aquela moçada que cai no trecho, com a cara e a coragem, divulgando e propagando suas próprias músicas.

Acredito que esta é uma boa oportunidade para você, que insiste em apenas ouvir aquelas já consagradas bandas, que, por um motivo ou outro, tocam repetidamente nas rádios ou passam com certa frequência na MTV/Vh1; ou para você que opta por limitar-se a ver as incansáveis bandas covers.

Uma coisa é certa, temos muita gente boa rodando esse Brazilzão, carregando nas mochilas muita música boa e própria! Selecionei quatro que, antes de qualquer coisa, não saem da bag de cd´s do meu carro!

Vamos a elas: 

- Maglore (BA) 
De Salvador-BA, com uma mistura de rock e música brasileira, a Maglore, desde 2009, ocupa um lugar cativo nos festivais da cena independente nacional. As influências ficam claras no primeiro EP do grupo “Cores do Vento” (2009), com 5 faixas, e segue no álbum “Veroz”(2011). A mistura de influências, que vai de Caetano Veloso a Los Hermanos, chegando ao incansável pop dos Beatles, vem ganhando cada vez mais seguidores. Curto muito esses camaradas!
<<<ÀS VEZES UM CLICHÊ>>>
 


- Wado (AL) 
Catarinense de nascimento e alagoano de coração, Wado iniciou sua carreira solo em 2000. No ano seguinte lançou o disco “O Manifesto da Arte Periférica”. Com timbres ousados, letras marcantes e melodias singelas, Wado vem conquistando um espaço cada vez mais sólido no cenário musical independente. Particularmente, sou muito chegado ao álbum “Atlântico Negro”, lançado em 2009. Porém, o recente trabalho do cara (Samba - CliqueAqui e baixe!) faz jus a longa estrada que vem percorrendo.
<<<ESTRADA>>>

 

 

- Sem Horas (PB)
Desses caras eu sou fã! Primeiro porque são todos gente muito boa. Saca aquela galera que não tem tempo ruim? Pronto... A moçada capricha no bom e velho Rock N’ Roll, possibilitando, como eles mesmos dizem, que a senhora sua mãe, sua tia e você, afaste o sofá da sala e comece a balançar o esqueleto no melhor “estilo rockabilly”. Segue aí o clip recente dessa galera.
<<<NÃO VOU MAIS FICAR>>>
 


- Macacobong (MT)
Essa aqui tá dispensando apresentação. Macaco Bong é um power trio de Cuiabá-MT, nascido em 2004. O som dos caras é uma literalmente uma pancada na cabeça! Arranjos distorcidos e pesados que se apóiam principalmente na música popular, em seus formatos convencionais, nas harmonias mais tradicionais da música brasileira e na fusão diversificada do jazz/fusion/pop. Seu cd “Artista Igual Pedreiro” foi eleito o melhor de 2008 pela revista Rolling Stone Brasil e lançado também na Argentina. Ou seja, os caras são os fodões!
<<<SHIFT>>>



Bom, se fuçar, encontra muito mais.
Minha dica é, "ABRA OS OUVIDOS, ABRA A CABEÇA"!!!

(Djavan Antério)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Músicas Para Ouvir Entre 4 Paredes


Não sei com vocês, mas a música faz parte do meu cotidiano. Isso porque sou um apreciador desta arte, principalmente por ela me distrair, me acalmar, me divertir, me fazer sentir em paz, recordar bons momentos ou simplesmente me fazer cantar de baixo do chuveiro.

Bom, mas hoje estou aqui para falar daquelas que, para mim, são verdadeiras trilhas sonoras para “aqueles momentos”. Isso mesmo, músicas para ouvir entre quatro paredes; com quem realmente gosta (e/ou está simplesmente afim); envolvidos numa mesma energia, num mesmo calor.

Fiz aqui uma pequena playlist daquelas músicas que considero as melhores para o grand finale! Confesso que deu um trabalho danado, visto que, na medida em que ia selecionando, me lembrava de mais e mais músicas, cada uma melhor que a outra... Mas acho que consegui compilar bem.

Vamos à lista:

Nº 10
Começando de forma mais romântica, selecionei um som que de um tempo pra cá vem me seduzindo muito, a música francesa. Também pudera, estamos falando do povo conhecido mundialmente como o mais romântico do mundo, é ou não é?! Sendo assim, prepare um bom jantar, separe duas a três garrafas de vinho, um velinha para dar o charme e... aperte o play.
Carla Bruni - QUELQU'UN M'A DIT


Nº 9
Esse som é aquele que você escuta após uma boa noite num bar, com vários amigos, todos rindo, falando besteiras e você, sempre muito atento(a) e carinhoso(a) com quem está ao seu lado.
Marvin Gaye - LETS GET IT ON
 

Nº 8
Essa aqui vai em homenagem a um grande expert no que se refere à trilhas sonoras, Quentin Tarantino. A música é praticamente um convite para uma boa noite de amor. Sua melodia é mais que contagiante. Vale salientar as excelentes performances de Uma Thurman e John Travolta, no filme que traz essa música como trilha oficial, Pulp Fiction (Todo mundo já fez aquela dançinha dos “dois dedos”!). 
Urge Overkill - GIRL, YOU'LL BE A WOMAN SOON

 

N° 7
Essa aqui dispensa comentários ou qualquer tipo de apresentação.
Chris Isaak - WICKED GAME

 

Nº 6
A melodia dessa parece se misturar aos corpos nus (Nossa!).
Portishead - GLORY BOX
 

Nº 5
Entrando agora no Top 5, vai aí uma que eu tenho usado sempre (pra tomar umas tequilas, claro! - rs). Ela faz parte da trilha oficial do filme Sr. e Sra. Smith, aquele com o badalado casal hollywoodiano, sabe?! Bem, a música é muito boa!
Mondo Bongo - JOE STRUMMER & THE MESCALEROS
 

Nº 4
Vamos agora com um camarada que há tempos me acompanha.
John Mayer - CITY LOVE BY
 

Nº 3 (BRONZE)
Subindo no pódio, o velho e bom Jack. Com esse aqui não tem errada!
Jack Johnson - BETTER TOGETHER
 

Nº 2 (PRATA)
Em segundo lugar, ela, a “branca de voz negra”!
Joss Stone - RIGHT TO BE WRONG
 

Nº 1 (OURO)
E em primeiríssimo lugar, a mulher que me deixa em paz apenas com uma curta estrofe. A “voz de veludo”, aquela que, sem dúvida, é a que mais aprecio para esses momentos! Mas uma coisa, recomendo ouvi-la somente com quem realmente gosta. A sinergia que rola é tensa!
Norah Jones - DONT KNOW WHY
 

Bom, esta aí a minha lista. Obviamente, gosto é gosto e ele não se discute. Além do mais, não é a música de fundo que vai ser o mais importante numa hora dessas. Compartilho apenas da máxima, “quanto melhor o clima, melhor o ato”. 

(Djavan Antério) 

P.S. Abaixo, algumas pérolas que ficaram de fora:

- U2 - ONE
- Divinyls - I TOUCH MYSELF
- The Cardigans - LOVEFOOL
- Bob Dylan - LIKE A ROLLING STONE
- Gotan Project - VUELVO AL SUR
- Ben Harper - SEXUAL HEALING
- Pearl Jam - BLACK
- Led Zeppelin - STAIRWAY TO HEAVEN
- Oasis - WONDERWALL
- Red Hot Chili Peppers - UNDER THE BRIDGE
- Guns N' Roses - PATIENCE
- Aerosmith - CRYIN'
- The Cranberries - ANIMAL INSTINCT

Um R&B também vai muito bem!
Seguem aí algumas das minhas favoritas:

- Kid Cudi (ft. MGMT) - PURSUIT OF HAPPINESS
- Usher (ft. Young Jeezy) - LOVE IN THIS CLUB
- Jessie J (feat. B.o.B) - PRICE TAG
- Keri Hilson (ft. Kanye West, Ne-Yo) - KNOCK YOU DOWN
- Chris Brown - SO COLD
- Beyonce - DANGEROUSLY IN LOVE 2
- Akon (ft. Lil' Wayne) - IM SO PAID
- N Phase - KISS AND SAY GOODBYE (Essa é bem da época em que eu estava começando! hahaha – Nostálgico!)

Vou parar por aqui senão chegarei ao ano novo listando música pra vocês “se divertirem”. Não, tá bom demais!

Aproveitem...

Poderíamos Ser Melhores?

  
Poderíamos ser melhores

Reconhecendo o meio que nos entorna
Olhando mais para os outros
Desapegando um pouco de nossos próprios interesses

Poderíamos ser melhores

Percebendo que ceder também faz parte de qualquer relação
 
Aceitando que nem sempre saímos ganhando
 Considerando os conselhos daqueles que nos amam

Poderíamos ser melhores

Apoiando e deixando-nos apoiar
Enxergando o contexto de forma mais geral
Adotando ações mais simples, mais objetivas

Poderíamos ser melhores

Escrevendo a história mais naturalmente
 
Assimilando com sensatez os ganhos e as perdas
Mediando-se entre o certo e o errado

Poderíamos ser melhores

Registrando aquilo que mais nos faz bem
Maximizando e aperfeiçoando nossas qualidades
Minimizando e sanando nossos defeitos

Poderíamos ser melhores

Propagando o bem
Aprendendo com os tropeços
Compartilhando nossos acertos, nossos erros

Poderíamos ser melhores

Acolhendo o mundo como nosso lar
Cuidando e respeitando seu bem estar
Tornando-o melhor de forma consciente e sustentável

Poderíamos ser melhores

Apreciando a belezas naturais
Recordando sempre o que já passamos
Amando cada vez mais

Poderíamos ser melhores

Parando alguns minutos de nosso dia
Refletindo sobre nós mesmos
Questionando nossas atitudes

(...)

O fato é que PODEMOS ser melhores se assim quisermos ser, pois, não existe no mundo um sujeito que não mude, não evolua. No entanto, para isso, é importante que o ponto inicial seja dado por ele próprio, baseando-se fundamentalmente em sua percepção, seu reconhecimento, sua vontade.

Sendo assim
Permita-se mudar
Permita-se evoluir
Permita-se ser uma pessoa melhor

Sim, PODEMOS ser MELHORES!

(Djavan Antério)