quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Cotidiano


Você acaba de entrar em casa depois de um cansativo dia. Fatores agravantes como trânsito e clima – que já se mostra verão –, ajudaram para este estado.

Antes de qualquer coisa, você liga o som/tv/pc para deixar o ambiente menos solitário e mais dinâmico. Em seguida, guarda suas coisas e vai tirando a roupa lentamente enquanto caminha até o box para aquela boa e velha ducha fria.

Enquanto a água bate massageando a pele, você faz uma ligeira retrospectiva do dia, aproveitando também para registrar alguns importantes afazeres para o dia seguinte. Estes, por sua vez, serão devidamente memorizados junto ao travesseiro na hora do pré-sono.

Após o banho, depois de enxugar-se, ainda de toalha enrolada, vai até a geladeira (de cara constata que precisa fazer uma feirinha básica), pega uma fruta qualquer para ir enganando a fome e segue até a varanda. Lá, faz uma leve panorâmica do ambiente, termina o que comia e parte para vestir-se.

Conectando-se a internet, atualiza-se com algumas notícias que lhe escaparam durante o dia, responde aos e-mails mais importantes e/ou urgentes, vê alguns besteiróis nas redes sociais e dedica alguns minutos à leitura de assuntos de maior interesse para você, como este, que faz neste exato momento. (Há!)

Posteriormente, volta à cozinha, agora para efetivamente jantar. Satisfazendo-se com “a boquinha”, retorna ao computador (de colo) e, em concomitância com a tv, mata o tempo enquanto o sono não chega. Só que ele parece não chegar nunca...

Começa então, num desses canais de filmes, aquele velho clássico dos anos 80 que, por acaso, além de fã, fazia anos que você não via (Ex: Ela Vai Ter um Bebê; Quero Ser Grande; Te Pego Lá Fora, Um Príncipe em Nova York, Top Gun, De Volta Para o Futuro, ou qualquer outro lá que seja). Como o sono não deu as caras até o presente momento, você fecha o pc, se acomoda mais confortavelmente e começa a assistir.

O filme continua e você se diverte relembrando aos poucos da época em que o assistiu pela primeira vez. Após este volátil momento nostálgico, corre até a cozinha, pega um copo de leite gelado e alguns biscoitos e regressa para o desfecho.

Aos poucos o sono vai se manifestando. Tentando não fazer com que ele se vá, escova os dentes, pega um copo d´gua e vai para a cama rapidamente. Antes de entregar-se por inteiro, faz um pequeno checklist das prioridades do dia seguinte.

Enfim, os olhos já não mais conseguem ficar abertos. Você então agradece por mais um dia e rende-se de forma tranquila e amena.

(Djavan Antério)

Um comentário: