sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Curtindo a Vida Adoidado, o Retorno de Ferris

Foi postado na web um teaser de 10 segundos de um dos filmes adolescentes de maior sucesso em todos os tempos: Curtindo a Vida Adoidado (original: Ferris Bueller's Day Off). Sabe aqueles filmes que você nunca se cansa de ver? Pois é... Particularmente é um clássico na minha vida!

Mas se você – independente da idade que tenha – não faz a menor ideia do que estou tratando aqui, das duas uma, ou não curte muito, filmes em geral, ou simplesmente não teve infância. (Assim, curto e grosso!)

Curtindo a Vida Adoidado é um filme do gênero comédia, dirigido por John Hughes, considerado por alguns como "o mestre dos filmes adolescentes dos anos 80". Sua estréia data do ano de 1986, mas ainda hoje é tido como uma espécie de filme heróico para os jovens da época.

Sucesso de crítica e público, o filme conta a história de um garoto que, fingindo estar doente, resolve matar um dia de aula com a namorada e um amigo. Munidos, nada mais, nada menos, de uma rara Ferrari 250 Califórnia, os três exploram a cidade em que moram no melhor estilo “curtindo a vida”. Eis o trailer original da época:


O pequeno vídeo publicado causou frisson numa legião de fãs nas redes sociais. Isso porque Matthew Broderick, o Ferris, “repete” uma frase clássica da versão original: “Como eu posso trabalhar em um dia como hoje?”


O problema é que este vídeo não passa de um corte retirado de um comercial da empresa Honda, que faz uma paródia do filme original em promoção de lançamento do seu SUV, o CR-V. Veja abaixo o vídeo com o comercial completo, dirigido por Todd Phillips, de Se Beber, Não Case!:


Pois é, fomos pegos por uma "pegadinha", de muito mau gosto, por sinal! O autor do "ato cruel" (provavelmente os próprios produtores do comercial), muito espertamente, ainda preocupou-se em ludibriar-nos citando apenas uma data, 5 de fevereiro de 2012. Só que a tal data é justamente o dia do Super Bowl (final do futebol americano). Pronto, foi o bastante para fãs mais ansiosos, assim como EU, cogitarem que no dia do evento poderia haver a divulgação mundial da sequência do filme que sempre fora descartada por Broderick. Mas não, será apenas o lançamento oficial do comercial! (Vale salientar que o intervalo do Super Bowl é um dos espaços mais caros da TV mundial).

Bem, a verdade é que, havendo ou não uma sequência, Curtindo a Vida Adoidado é e sempre será uma obra definitiva e insuperável no estilo. A veracidade das cenas de sala de aula, os diálogos fáceis e bem humorados, o jeito carpe diem de Ferris, ou a clássica cena que ele canta Beatles em um desfile na cidade, justificam o significado antológico do filme.

E falando em trilha, essa aqui é memorável:

Ao compilar os vídeos aqui expostos, fiquei meio perdido com tantos trechos clássicos disponíveis. Achei inclusive o começo do filme com a dublagem original da época:

Para finalizar esse meu “momento tietagem”, deixo aqui um trailer adaptado que achei bem bacana:

Agora vai me dizer que não deu vontade de correr no “carinha da esquina” e comprar o filme para ver ainda esta noite. Fala a verdade...

Save Ferris!!!
(Djavan Antério)

P.S. E se quiser saber por onde andam os atores desse clássico, clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário