domingo, 22 de janeiro de 2012

Pequenas Ações

Neste final de semana vivenciei algo que muito me marcou. Coisa pequena, alguns até achem que pouca importância tem. Mesmo assim, penso valer a pena difundir aqui...

Como de costume, estava eu, vendo um showzinho em praça pública, “sozinho” (Ainda não tinha encontrado com os amigos). A verdade é que, quando gosto mesmo da atração, procuro ficar o mais próximo possível, de modo a apreciar melhor o artista e toda sua apresentação.

Em meio a uma pequena multidão, eis que esta ao meu lado um pai e um filho, com um pequeno isopor. Como quem não queria nada, mencionei para o filho, com lá seus 22 anos, que eu também gostava de levar minha bebida para alguns shows. Acho prático, cômodo, barato e, ainda por cima, consumo aquilo que gosto. O rapaz então me revelou que na verdade, aquelas cervejas eram para venda. No mesmo ato falei: “Ahhhhhh, beleza! Fazendo um extra, né?! Isso aê!” Ele sorriu e confirmou.

Começamos a conversar tomando umas e outras, curtindo a boa música. Então ele me revelou que estava ali, vendendo, mais por uma força maior, pois acabara de ter um filho com a namoradinha. Caio, o nome do guri.

Continuamos o papo e o show rolando. Percebi então que ele não havia vendido se quer uma cerveja. Pensei em comprar uma, só que, além de não estar bebendo cerva na noite, pareceria meio artificial. Foi aí que pensei, posso não comprar, mas posso fazer com que comprem.

Comentei com ele que seria bacana se tivesse algum cartaz ou algo do tipo. Ele então me confidenciou que tinha uma plaquinha no carro, mas não sabia se poderia usá-la ali, explicitamente vendendo, uma vez que existe toda uma burocracia para autorizar a venda de bebidas em eventos organizados pelo município. Algo assim...

Olhei para um lado, olhei para o outro e disse: “Vai logo pegar essa bendita placa, rapá!!!”. Depois de alguns minutos ele trouxe, já escrita. Nela estava: “Nova Schin, R$2,00”. Perguntei a ele se poderia apagar e escrever de outra forma. Com o seu consentimento, coloquei “Cerva Gelada, 2 Pila!”. E no cantinho escrevi “#caio”.

Disse rapidamente a ele que “Nova Schin” não era uma cerveja... digamos assim, atrativa. Sendo direto e informal, chamaríamos mais atenção. Se o cliente (Rsrs - O consultor!!) optar em não comprar, só irá fazê-lo depois que a cerva estiver em mãos. E isto se daria depois de ter sido espremido no percurso e sentido que a danada estava mesmo gelada. Aí, vamos ver se o gosto supera a vontade. Foi tiro e queda!

Em alguns momentos eu levantava a plaquinha, tentando divulgar para quem estivesse mais afastado. Veio então o primeiro, o segundo, o terceiro... até que lá pelo décimo, chega uma simpática garota e pergunta: “Mas quem é Caio?” Disse a ela que era o recém nascido do “meu sócio” e que estávamos ali vendendo basicamente por isso. Não deu outra, só ela levou cinco latinhas e indicou mais três amigos.

Com as cervejas acabando, comentei que se tivesse mais um isopor daquele, venderíamos fácil. O “sócio” então disse que tinha mais algumas latinhas no carro, mas achava que não daria tempo de buscá-las. Olhei pra ele e disse: “Oxe, corre lá, meu amiiiiiigo!!!”

Bem, vendemos absolutamente todas! E aí vem a parte mais forte deste pequeno relato. Com o show já terminado, ambiente mais tranquilo, o rapaz apresenta formalmente seu pai e me diz: “Brother, valeu aí. Isso aqui vai garantir o leite do Caio pelo menos por esta semana”.


Minha garganta travou na hora! A única coisa que consegui falar foi: “Que isso, foi um prazer. Lembranças lá pro moleque”. Dei-lhe um abraço, desejei tudo de melhor e fui embora.

Pois bem, sei que o que fiz foi pequeno, talvez até insignificante para alguns. Só que para mim, particularmente naquele dado momento, foi mágico!


Pequenas ações eternizam momentos.
Pequenas ações nos tornam maiores.

Não tenho dúvida que ações como esta, que se procedem naturalmente, sem nenhum tipo de interesse maior, contribuem para um mundo melhor. 


(Djavan Antério)

3 comentários:

  1. Simplesmente sensacional. Sou teu fã Djavan. Pequenas ações nos tornam grandes com certeza... Tu é o CARA!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah Agora sei o quanto valeu a pena ter comprado aquelas cervas, poxa....
    encontrei ele em Lulu Santos só que com Skol rsrsrsr com a mesma plaquinha (#Caio)

    ResponderExcluir
  3. poxa dja, um grande ato meu!!!

    ResponderExcluir