quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Cheiro

Sabem aqueles cheiros que marcam? Que fazem você voltar no tempo, lembrar de algo ou alguém, ou simplesmente sentir-se bem? Pois é, particularmente, tenho tal sentido bem aguçado, acredito eu.

Mas antes que pensem que me atentei para este tema por sentir um cheiro saudosista, nostálgico, permita-me surpreendê-los. Acabo de saborear uma deliciosa tapioca. Isso mesmo, aquela iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena tupi-guarani, feita com a fécula extraída da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, polvilho, goma seca, polvilho doce.

Não sei se sabem, mas costumo arriscar-me na cozinha. Na verdade, é um dos meus espaços favoritos da casa. Por isso mesmo, invento, reinvento, arrisco... Tudo para um breve, porém saboroso momento.

Agora mesmo, preparei uma dos meus lanches favoritos do final da tarde: tapioca de carne seca (de sol) com queijo coalho e café com leite. Neste caso, tão bom quanto comer, é preparar!

Nossa! Como me agrada o cheiro da goma nova, aquela recém comprada. Costumo deixá-la na geladeira. Assim, além de preservá-la melhor e por mais tempo, proporciona uma incrível sensação ao peneirá-la. Os dedos se misturam à farinha, a temperatura entre massa e mão interage e entra num acordo. Neste processo, o aroma é exalado de forma quase que instantânea.

Ao passar pela peneira, as pontas dos dedos se sensibilizam com os minúsculos furos do plástico. Devidamente peneirada, segue para a frigideira pré-aquecida. Recomendo espalhar com a mão mesmo. (Faz parte do ritual!)

Delicadamente, ponho, de um lado a carne seca previamente processada, do outro, algumas generosas fatias finas de queijo coalho. Incremento com rodelas de cebola, orégano, salsinha e pimenta do reino. Por fim, jogo por cima mais uma camada de goma, como se ali nevasse. Com extremo cuidado, viro a posição da tapioca para que asse do lado contrário. Alguns breves segundo depois e... Voilà!!!

A mistura do cheiro é fenomenal. Temos a goma, a carne, o queijo, os temperos e, de quebra, um maravilho café feito na hora!

Cheiro... deste eu nunca quero esquecer.
Muito menos deixar de senti-lo!!! 

(Djavan Antério)

Nenhum comentário:

Postar um comentário