quinta-feira, 1 de março de 2012

Todos Bem


Nossos movimentos repercutem longe
Tal qual o bater das assas de uma borboleta

Mesmo assim, insistimos na displicência
Desconsideramos nossas responsabilidades

Muitas vezes enaltecemos valores superficiais
Vangloriamos qualidades irreais, flutuantes

Talvez se ouvíssemos os sons que nos cercam
Entenderíamos melhor as coisas

Talvez se observássemos as situações que nos cercam
Aceitaríamos melhor as coisas

Isso porque quando escutamos e olhamos
Compreendemos e assimilamos mais eficazmente 

De qualquer maneira, sejam quais forem nossas crenças
Não devemos nos preocupar somente em promulgá-las

A questão não é quem está certo ou errado
Mas o que de melhor temos a oferecer uns aos outros

Talvez minha escolha não seja a sua
Mas tudo bem, o importante é que ela não lhe prejudique

Da mesma forma, sua escolha pode não ser a minha
Mas tudo bem, o importante é que ela não me prejudique

Assim, não prejudicando um ao outro
E respeitando o meio em que vivemos

Eu, você e o mundo
Ficaremos todos bem

(Djavan Antério)

5 comentários:

  1. Bonito de se ler.

    Mas isso me trouxe uma sensação muito irreal - na situação atual em que me vejo, claro. Já pensou como podemos fazer uma escolha sem prejudicar alguém? Acho isso bem difícil. Me parece que sempre há alguém que vai se responsabilizar, se chatear. Não acho que dê pra escapar e respeitar sempre o mundo em que vivemos... mas bem que eu queria!

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Cara Patrícia (imagino que seja este seu nome, certo?!) Não sei... mas acredito pensar que podemos atentar para algumas de nossas ações. Apesar de difícil avaliar todo o contexto, penso que um olhar mais aguçado, um "escutar" mais apurado, ajude-nos a perceber o outro, sentir o meio que nos entorna. Isso já seria um começo, não acha???

      Excluir
  2. Sim, me chamo Patrícia, mas prefiro Paty. Acho com certeza que é possível perceber o outro e principalmente o meio em que vivemos...

    ... talvez eu é quem não queira, hahaha!

    Um abraço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humm...
      Aí então temos uma questão de escolha.
      Mas posso falar uma coisa? Acredito que, mesmo você achando que "domina" essa percepção, no final, tudo que tem é as repercussões de suas atitudes frente ao meio.

      Mas não custa tentar, né?!

      Abraço.

      Excluir